sexta-feira, janeiro 11, 2008

Aquelas coisas....

engraçado.... é impressionante como nós somos, muitas das vezes, obrigados pelo nosso meio a gostarmos de uma coisa ou de outra. Por exemplo: a galera que fez cinema TEM que gostar de alguns clássicos e abominar outros. Os historiadores TEM que gostar de Marx, SER de esquerda e ODIAR os Estados Unidos. Ou ser exatamente o contrário disso. Quem gosta de música nacional DEVE amar a mpb embora considere o João Gilberto um saco.
As pessoas gostam de rótulos. Tanto para usar quanto para colocar nos outros. E o engraçado é que não tem meio termo: ou se É ou não É.
Pensando nisso vasculhei a internet hoje, mais precisamente o limewire para baixar umas músicas de jazz, pois é muito comum as pessoas falarem que jazz é uma maravilha e coisa e tal... e eu para esconder a minha ignorância apenas balanço a cabeça.
Acredito ser "feio" (perante um determinado círculo de pessoas) desconhecer grandes músicos como John Coltrane, Miles Davis e uma galera desse naipe. Portanto lá fui eu atrás de um álbum chamado "A love supreme" do supracitado John Coltrane.
Comecei a ouví-lo esperando uma revolução musical aos meus ouvidos, semi virgens para esse tipo de som. Ao colocar a música no media player me deparo com o seu tamanho, cerca de 18 minutos. Começo a ouvir....
Primeiro um solo de bateria onde destaco os pratos... como o baterista os usa! toda hora tem um som de "Plash", tumtumtum... "plash"..... caramba! Depois de uns 5 minutos só de bateria entra o sax do John Coltrane. Um sax triste, parece que o cara tomou todo o whisky do mundo, terminou com a mulher e descobriu que o melhor amigo passou os últimos 5 anos roubando seu dinheiro. Muito triste. Depois de mais uns 5 minutos de sax, volta a bateria para uns últimos plash e tumtumtum.
Estranho. Esperava me tornar um novo homem após essa experiência, mas sigo o mesmo. Hum... das duas uma: ou não entendi nada, ou achei tudo um saco.
Mas mesmo assim darei uma outra chance ao jazz.... que venha o Miles Davis.

5 comentários:

Anônimo disse...

Leozinho,
acho que essas coisas dependem muito da nossa fase na vida e também do nosso gosto pessoal mesmo. Eu até hoje não consegui ver revolução musical alguma nas músicas do Nirvana, embora todo mundo veja. Nem tesão de tocar eu consigo ver lá...
Esse aí do John Coltrane é o único dele que conheço, e gosto bastante. Se é pra escutar Miles Davis, recomendo o "In a Silent Way", que gosto...
abração!
ps: ando escutando e me deliciando bastante com dub. Por exemplo, "Sly & Robbie - Dub Revolutionaries"

Mauro Amoroso disse...

Cara, baixa uma música do chet baker com o charlie parker chamada summertime, tem uma das frases de sax mais lindas que já ouvi na minha vida!
É como o kdu falou, é fase, tem umas musicas de jazz que são improvisação e virtuosismo puro, vc tem que estar no clima, e tem umas lindas pq esses caras enxugavam uma garrafa de "meu nome é johnie red, blue ou green label", fora a heroína, pq terminaram com a mulher e seu melhor amigo lhes roubou por cinco anos. Uma que eu tb acho maravilhosa é ruby my dear, do thelonious monk. Po, por incrível que pareçe, eu adoro jazz,hehehehehehehehe

Spoony disse...

ouça isso:
http://www.youtube.com/watch?v=ex1pUVU7l_Q&NR=1
boa sorte!
bjo!
Bruna

Spoony disse...

tá faltando steve lacy na sua vida!
http://www.youtube.com/watch?v=SlFUPVv6010&feature=related
divirta-se!
bjo!
Bruna

Mauro Amoroso disse...

E que se incie a campanha transforme o leozinho num jazz fan!