segunda-feira, dezembro 03, 2007

Ignorância

Estou há muito tempo sem escrever e parte da culpa eu já encontrei: tenho andado pouco de ônibus e assim perdi o contato com as miudezas do cotidiano. Porém é incrível como um pulo na pastelaria do chinês pode mudar essa situação.
Após um dia extremamente chato, sentado em frente ao computador ouvindo música, sinto uma fome de 3 mendigos e por conta disso resolvo dar um pulo na pastelaria.
Na esperança de engordar menos peço um joelho de ricota e um refresco de maracujá (daqueles bem amarelos, sem nenhum pingo de corante, enfim....). Tudo transcorria de maneira normal, até um cara, com uma criança, parar ao meu lado e pedir um pastel.
Pedido feito, ele pergunta:"Tem banheiro aqui?" e diante da negativa da atendente ele entra em fúria. E aí o meu problema começou....
"Como aqui não tem banheiro?? Ei, você é chinês? Aqui é um país limpo, onde as pessoas tomam banho todos os dias sabia? Aqui não é a China, Paquistão (?), nem nenhum lugar desses!!! Aqui não tem Mao Tsé Tung, Nanquim nem nada disso! Vou mandar fechar este lugar!" Quanto mais o cara gritava, mais eu me concentrava para não ouvir nada... na boa, sou praticante de Kung Fu, leitor de provérbios chineses, admirador da cultura chinesa, sigo preceitos budistas.... foi demais até para o Buda! E eu estava quieto, quando....
"Ei você? Não fala nada? Você acha certo esse lugar não ter banheiro?" Cutucou onça com vara curta.... apenas respondi: "Meu amigo, se você não está satisfeito, vai embora. Tem um monte de lugares com banheiro aqui perto. E acho uma covardia você falar dessa maneira e nesse tom com os meus colegas. Além do mais, você está destratando a cultura deles." E ele respondeu: "São seus colegas? Você é chinês? Sino brasileiro?" E eu: "Sou apenas um admirador da cultura chinesa. Você sabe o que é xenofobia? Seu comportamento se assemelha a de um xenófobo". O cara muito mais calmo querendo passar um ar de superioridade, disse: "Sou uma pessoa muito culta. Viajei França e Bélgica." Só me restou dizer: "Então volte para lá. Seu lugar não é aqui. E outra coisa, se as suas palavras não são melhores que o silêncio, mantenha o silêncio".
Neste momento ele olha para trás e percebe um aglomerado de pessoas, todas de terno olhando para essa cena ridícula.... e ele disse: "Me dá um pastel por favor. De queijo."
Voltei para casa pensando nessa situação. É incrível como em pleno século XXI, no Brasil, ainda exista gente com um pensamento tão pequeno, tão mesquinho. Espero que ele tenha uma infecção intestinal com o pastel.

7 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente ainda existe esse tipo de preconceito, contra outras nacionalidades.. e muitos outros tipo..
Mas a essas pessoas podemos desejar apenas o saber e a consciência, para que eles compreendam as diferenças..

Mas gostei da infecção intestinal!

Bjss professor..

Anônimo disse...

Viva o Ching Ling!!!
abração!

L.G. disse...

ain, sabe como é, papo de pastelaria chinesa, sempre tem um insatisfeito que quer passar superioridade, aposto que foi por conta do salgado que ele pediu, nao devia estar com tanta gordura quanto os outros, sabe, pastéis chineses, quanto mais gordurosos, melhor (;

preciso ficar longe dessas pastelarias, xô tentação!

ps.: nem te contei que fiz um blog né?!
beijoca
;*

pps.: é larissa ;]

Mauro Amoroso disse...

E vc acha que desejar uma infecção intestinal é digno da sabedoria chinesa??????????
Vc é a vergonha do pai-mei, mlk, avergonha!!!!!
Faça o passo da garça manca pra expiar seus pecados, pequeno gafanhoto!!!

Anônimo disse...

Leo, o cara só queria "passar um fax", e pediu um pastel pra justificar sua ida ao banheiro do local.

Como não tinha banheiro...

Anônimo disse...

Isso realmente aconteceu?!Caramba.
Sábia decisão de ficar quieto até ter sido obrigado a se meter, mas se traiu ao desejar a infecção ao "ser"...Não valia a pena!
Beijo Leo
(vou tentar visitar o blog mais vezes,tá?)

Spoony disse...

"Portanto o sábio:
Consegue trabalhar sem agir
E ensinar sem palavras "

se tudo mais falhar... que venha a dor de barriga!

feliz 2008!

bjim!