quarta-feira, abril 18, 2007

Um grito num mundo de surdos....

Hoje venho fazer uso destas linhas não para contar uma história engraçada, ou uma cena do nosso cotidiano... mas para falar sobre sonhos destruídos e ao mesmo tempo, fazer um desabafo. Hoje peço desculpas a vocês meus amigos, mas não tem jeito, preciso desabafar, gritar, dar um daqueles urros bem selvagens, convocando nosso animal interior.
Há cerca de dez dias não escrevo nada por aqui e isso poderia significar que eu estava empregando o meu tempo com outras coisas, como por exemplo o trabalho. Ou ainda, que estivesse fazendo coisas divertidas, como passeios e idas ao cinema, ou quem sabe, saboreando as vitórias mais recentes do Botafogo, a única coisa neste mundo capaz de me tirar do sério. Mas não, estava repensando a minha vida e olhando com muito desespero o quadro atual das coisas.
Como muitos de vocês sabem escolhi o magistério, a sala de aula como razão do meu viver e até bem pouco tempo atrás estava mais do que certo de que esta tinha sido a escolha mais acertada da minha vida, perdendo somente para o Botafogo. Hoje já começo a repensar isso..... muito triste, mas repenso.
Alguns dos colegas que frequentam este espaço são professores que nem eu, sabem das amarguras e dos prazeres que esta profissão pode nos proporcionar, mas ao mesmo tempo, são conscientes da nossa situação em sala de aula.
Hoje em dia os professores da rede particular são reféns dos alunos e... alunos? Não, desculpe, vamos colocar os pingos nos Is... O que vemos em sala de aula não são alunos, são clientes de uma empresa capitalista com um compromisso bem claro: ganhar dinheiro e se manter no mercado. Se isto for compatível com um bom ensino, melhor. E de acordo com os preceitos de uma empresa, não se deve perder clientes, pelo contrário, devemos conquistá-los! Fidelizá-los! A empresa deve passar a idéia de que ela é a solução de todos os seus problemas e blablabla. Mas será que a escola deve encarar seus alunos como clientes?
Nesta empresa temos os funcionários e alguns deles são os professores. E como qualquer funcionário estes professores são cobraddos no sentido de fazer o seu melhor e acho realmente que os professores devem fazer o melhor sim! Foi com este objetivo em mente que lutei muito para me tornar o que sou hoje: um professor ou até mais do que isso, nos meus sonhos acalentava o desejo de ser O professor.
_________________________________________________________

Bem, este papo de hoje deveria ser sobre sonhos certo? Então vamos a eles...
Enquanto aluno sonhei em um dia subir o tablado, encher o peito, virar para todos aqueles sentados na minha frente e soltar um gostoso "Bom dia". E após este primeiro contato, sentar à mesa e abrir o diário e começar a fazer a chamada.... e passo a passo, transformar aqueles nomes em rostos, em vidas. Sempre sonhei com isso. Sonhava também em mudar a maneira de dar aulas, rompendo com o modelo clássico, o famoso cuspe e giz. Desejava me aproximar dos alunos, ouvir suas vozes, suas dúvidas, suas paixões, seus sonhos.... sei lá... eu queria tanta coisa.....
Escolhi uma carreira, me empenhei, estudei, passei por diversas provações, terminei o meu curso, fiz tudo o que podia fazer. Realizei parte do meu sonho: tornei-me professor. Faltava a outra parte, a de entrar em sala e neste afã talvez tenha esquecido de que para realizar o meu sonho eu não dependia só de mim....
Dou aulas há cinco anos e este ano uma parte do meu mundo desabou.
Mas ainda acredito que este não é a cena final, e comparo nossas vidas à um quadro pintado a óleo, onde o artista, mesmo depois de ter colocado a tinta na tela, pode alterar toda a cena, transformando borrões em belíssimas imagens, próximas ou não da idéia inicial.... quero, prreciso acreditar nisso.
Amigos, peço desculpas novamente por ter sido tão chato, mas hoje me sinto um homem cujos sonhos foram despedaçados..... e a pessoa que tem seus sonhos tratados desta maneira, morrem um pouquinho a cada dia, tentando gritar num mundo onde todos são surdos, ou fingem ser.

9 comentários:

Anônimo disse...

não sei nada sobre a vida, nem tenho frases feitas pra falar.
quem sabe na proxima?
mas, uma coisa eu falo...
... nunca desista de seus sonhos/objetivos por causa "dos outros"
beeeijos preferido*

Anônimo disse...

Oi,
Leonardo todos temos sonhos e nossa vida ela em geral ou melhor a maior parte dela é movidada por esses nossos sonhos... desejos de sermos diferentes ou de pelo menos temtarmos fazer o mundo um pouco diferente. Acho ou melhor tenho certeza de que você não deve desanimar nunca. Você deve lutar sempre pelos seus sonhos... Por que o que é a nossa vida sem sonhos? Todos devemos sonhar e além disso fazer com que tais deixem de ser sonhos para serem reais... Não te conheço muito mais pelo o que eu li... eu vejo que você é uma pessoa que luta para conseguir o que quer... Então o meu recadinho fica dado... Nunca desista de nada; pq tudo é possivel... ateh o impossivel.
Vlw pela atenção...
Beijos!!!

Leonardo disse...

agradeço pela força, mas queria saber quem escreveu estas palavras por aqui... beijos e até!

Anônimo disse...

Leonardo fui eu que escrervi estas palavras como você disse!
Desculpa te encomodar... Com meus pensamentos!!!
bj...

Anônimo disse...

Leonardo eu vim aqui p/ desmintir uma mentirinha que eu contei... não me chamo pamella... Mas também não posso dizer meu nome... a unica coisa que posso dizer que sempre vou estar com você...
E nunca se esqueça que tudo é possivel até o impossivel!!!
Desculpa!!!
=(

Leonardo disse...

que curioso! Temos realmente um anônimo por aqui! Bem de qualquer forma, estás mais do que convidada a permanecer por aqui... e que tenha acesso a coisas mais leves escritas por mim, coisas além de um desabafo após um dia ruim, muito ruim.
Até!

Uma vida de causos....e sua doideiras disse...

Irmão!!!
Confio no seu potencial, então pode começar a divulgar para a galera suas outras crônicas.
Abraços e estou chegando lá...para me formar.....

Anônimo disse...

Oi léo!
os sonhos movem o mundo. Não desista do seu, ou a educação perderá um grande professor, o que seria, no mínimo, lastimável!
Novamente digo: não desista!

beijos

Mauro Amoroso disse...

Pode até ter outro anônimo por aqui, mas nenhum é cidadão e ordinário!
Leozito, como colega, sonhos realizados são feitos de dias, assim como pesadelos concretos. Tudo depende do humor de nossas crianças, de nossos diretores, e o magistério tem dias maravilhosos brincando de espiral com dias péssimos. Não deixe os dias péssimos te fazerem esquecer das tiradas e situações maravilhosas que só nossos alunos (que pela faixa etária de malhação às vezes nos dá vontade de... lhes dar zero!!!) nos proporcionam. Você é a encarnação do professor, nada no mundo mudará isso. Abraço, até sexta.