sábado, abril 07, 2007

Pensamento longe.....

Mais uma vez sigo observando as pessoas nas ruas, e posso dizer sem nenhum pudor: Adoro isso. Podem me taxar de fifi ou coisas do gênero mas na verdade sou um amante das relações humanas, ou ainda, do ser humano. O considero fantástico, uma obra prima, a masterpiece de Deus (considerando a sua existência).
Estava num ônibus (este sim, o melhor meio de transporte!) parado em um engarrafamento... a falta do que fazer desviou a minha atenção para um casal sentando na minha frente, naqueles bancos que vem logo abaixo daqueles mais altos. Ela, com os olhos carregados de lágrimas represadas pelo desejo de não demonstrar fraqueza, olha para baixo e sussurra: Me desculpe.
Ele, num misto de surpresa e espanto, talvez por desta vez a culpa não ser dele, responde: Você não fez nada que necessite de um pedido de desculpas. Ele coloca o braço sobre o ombro dela e suavemente toca com os seus lábios sua namorada. Contenda resolvida.
Volto- me aos meus pensamentos.... a vida a dois pode ser muito simples ou muito complicada e acredito que isso dependa basicamente das pessoas envolvidas. Questão de vontade, vontade de ficar junto, resolver as situações da melhor maneira possível. Ceder sempre que for necessário. Engolir vaidades, egoísmos.... sei lá...
Olho para o casal na minha frente e vejo que ela sorri, feliz. Mais um ponto e eles se preparam para sair do ônibus. Pronto.... sejam felizes.
Começa a chover. Estou engarrafado na Praia do Flamengo. O tempo passa ainda mais devagar, o ônibus está praticamente vazio... e as pessoas evitam as ruas, se encolhem em marquises, rezando para que elas não desabem em suas cabeças...
Abro a janela, deixo a chuva bater no meu rosto e respingar em meus óculos.... dez, quinze minutos.... a cidade pára em dia de chuva... retiro os óculos e os enxugo na blusa... ela não absorve, apenas espalha a água... coloco de novo, o mundo ganha novos contornos, olho para a calçada.... viro o rosto em direção ao ponto de ônibus e vejo um ambulante, daqueles que transformam o ônibus no seu ganha pão, cantando e dançando.... paro e penso: o que leva este homem a estar ali? Por que ele está tão feliz?? Ainda mais num dia como estes?!?!?! E num ponto em que nenhum motorista poderá resgatá-lo?? Deixo estas questões povoando minha cabeça e ao mesmo tempo, deixo fugir um sorriso no canto da minha boca....

6 comentários:

Spoony disse...

Existe o "eu lírico" e o "leo lírico". Gosto do jeito que vc esvreve!
bjim!

Anônimo disse...

nossa, eu sempre viajo lendo aqui!
parabéns léo :)
- desculpe a falta de comentarios uteis, mas saiba que sempre venho aqui.

Anônimo disse...

Realmente o ônibus é um dos melhores lugares pra tudo isso, de pensar, se perguntar, sei lá.

Mas discordo dessa história de que o ser humano é o master.
Cruzis.
Mas que é divertido observa-los é!

beijo teacher.

Anônimo disse...

eu ainda prefiro a barca,
de preferência a velha.... a que tem varanda ... que eu posso ir lá fora, com o vento correndo
: )

E vc fala da chuva como se fosse algo ruim! Deixa o ambulante festejar! Eu tb festejaria...
: P

beijos lééo

bom texto ^^

Unknown disse...

Bom história comovente, como sempre, sentimental, ah mudei de idéia coração de pedra seria o mais correto. ônibus ? nem pensar...

bye bye

peka disse...

A chuva caindo do céu... ou dá desespero quando vc está na rua sem guarda-chuvas, tristeza quando está em casa ao olhar pela janela, pensamentos correm e inundam a cabeça, e felicidade a dois ao ver um filme dentro de casa, com aquele barulhinho lá fora... impressão de que só existem vcs dois no mundo. Ainda assim prefiro o sol fraquinho, batendo num dia de frio que aquece minhas costas e alma.
Bjus poéticos pra uma pessoa que tenta entender a alma humana... eu já tenho muito trabalho tentando entender a minha!!!