sábado, abril 28, 2007

Capitalizando com o meu vazio

Nunca assisti a um show da Legião Urbana (para os íntimos, apenas Legião), até porque estreitei meus laços com a banda após a morte de Renato Russo. Ainda lembro das minhas tentativas em decorar a letra completa de Faroeste Caboclo, tentativas estas realizadas nas minhas aulas de português no ano de 1997. Saber esta letra de cor era um tipo de atestado: "Sou fã da Legião".
Neste mesmo ano comprei o cd "Mais do mesmo", meu primeiro da banda.... e feliz com minha aquisição (até porque eu comprei com o dinheiro que ganhava como mac-escravo), não parava de ouví-lo. Certa vez, em visita a casa de uma amiga (Ana Catarina, por onde andará você?), me deparei com toda a discografia da Legião e soltei: "- Ana, eu tenho o Mais do mesmo!" E ela, fria como a era glacial, respondeu: "- Coletânea não é coisa de fã. Fã mesmo tem tudo". Assim, acalentei o sonho de um dia completar a coleção.
Enquanto não chegava este dia, me distraía com o meu violão, dedilhando músicas da Legião (a primeira música que aprendi foi "Ainda é cedo"... Am, D, C.....) e obrigando as pessoas a minha volta a me aturarem cantando....
2006. Ganhando meu dinheirinho de forma honesta, me deparo com aquelas pilhas de cds nas Lojas Americanas e no Extra. Tal qual um minerador na busca pela sua redenção, busco os álbuns da Legião e aproveitando das promoções, completo em alguns meses a minha coleção. Um sonho realizado. Passei diversas tardes embalado pela voz de Renato Russo, principalmente quando escutava as gravações ao vivo, sentia a emoção do público, queria ser um deles, me sentia um deles... mas ainda faltava alguma coisa.....
Ainda em 2006 entra em cartaz uma peça de teatro sobre a vida de Renato Russo. No início me mostrei reticente em ir, pois não sou fã de teatro. Críticas e críticas depois, além do convite de amigos, decido ir. Compramos o ingresso com quase um mês de antecedência, pois o teatro era pequeno e as sessões estavam lotadas. Fui.
Um dia inesquecível.... a peça na verdade se transforma num show, com um ator inspirado e uma banda afinada, às vezes superior a original.... canto, bato palmas, me emociono.... quase choro. O show acaba e saio aliviado. Não era o Renato Russo, mas acredito que tenha sido a coisa mais próxima dele....
Outro sonho semi-realizado. Chance como esta só num próximo encontro com o Renato.
Volto no tempo. 2000. Show dos Los Hermanos no extinto BallRoom. Entro em êxtase. A galera canta o show inteiro, todas as músicas. Os caras no palco eram um espetáculo a parte. Um dos músicos, de barba ruiva, chama um casal para dançar no palco. Adorei. Viro fã. Não era a Legião, óbvio, mas o carinho que o público tinha pela banda se aproxima do que os legionários tinham...
Compro todos os cds, dvds, camisa, o diabo. Vou a todos os shows, amo cada um deles. Esta semana recebo a notícia de que a banda vai dar um "tempo". Fico sem palavras.
Perdido, sem referência, percebo que a banda que mais curto, com a qual mais me identifico, está chegando ao fim. E ao terminar a leitura da notícia, vejo a última frase: "A banda fará um último show nos dias 8 e 9 de junho da Fundição Progresso". O primeiro impulso é ir a qualquer custo! É o último show! Tenho que ir! Vou esperar começar a venda de ingressos e montar guarda na porta da Fundição. Tenho que comprar o meu logo!
Ontem meu irmão chegou da rua com a notícia de que eu já poderia comprar o ingresso pelas americanas.com. Cego pela vontade de garantir o meu passaporte para o show, vou atrás do ingresso. Ao me deparar com o preço, desmonto. Meu coração arrefece. Compro o ingresso com a sensação de que estão capitalizando com o vazio que se abriu em meu peito.

4 comentários:

Spoony disse...

e eu fico me perguntando onde estará meu cd "descobrimento do brasil" ... quem sabe o q é ter e perder alguém?
bjo!

Mauro Amoroso disse...

Calma, Leo, não arranque seus cachos. Você sempre terá o Acesso de Raiva.

Anônimo disse...

espero que..depois dos los hermanos.. apareça uma banda tão boa quanto.. pois, infelizmente... nunca fui a um show deles...

Mas guardo a esperança que daqui a um tempo (espero que não sejam 10 anos!) eles voltem...

Beijo léo!

peka disse...

Nossa... parecia que eu estava lendo um texto escrito por mim, tbm virei fã de Legião apos a morte de Renato Russo e completei a coleção de cds... Escutei várias vezes todos os cds. Os Los Hermanos eram pra mim a atual referência de banda... quando soube do recesso por tempo indeterminado, me entristeci e me prometi ir no show da Fundição... Mas, quando vi o preço muito superior ao que geralmente é cobrado na Fundição Progresso, senti como uma sabotagem, um plano capitalista para tomar dinheiro de fãs. Teoria da conspiração? Pode ser... Mas, que eles capitalizaram com a tristeza de seus fãs isso é verdade. Não vou ao show por falta de dinheiro e por tristeza dedicada aos Hermanos que espero que voltem mais humildes e façam shows baratos... Praga de fã pega??