quinta-feira, maio 28, 2009

É cada coisa que acontece....

as vezes me pergunto por que nós somos colocados em certas situações e rapidamente concluo que, se Deus existe, ele é um grande fanfarrão.
No último mês estive me submetendo ao processo de avaliação para ser professor contratado do Pedro II, pois acredito que é uma das formas de tentar, com mais sucesso, uma vaga como concursado... mas essa história eu conto depois.
Primeira fase: avaliação de currículo
Segunda fase: uma redação (sobre o que? ninguém sabia....)
Terceira fase: entrevistas (perfil do candidato e perfil profissional)
O grande barato foi a terceira fase.... cristo.... posso resumir em duas palavras: dinâmica de grupo.
Eu sempre fugi destes processos e olha que já tive alguns empregos anteriores, como mac escravo, officeboy, garçom e outros, mas nunca me submeti a isso. Mas pelo CPII vale. Não vou ficar aqui descrevendo como foi o processo e vou me ater a uma coisa bem simples: tentar entender se a dinâmica realmente revela quem somos ou nos obriga a criar uma personagem.
Creio que a idéia da dinâmica envolva maneiras de fazer com que os candidatos se mostrem, apresentem suas falhas e qualidades e o avaliador faz então uma análise para saber se o candidato está ou não apto a assumir a função. Mas, sinceramente, não acho que funcione.
As pessoas reunidas ali almejam a mesma coisa: o emprego. E por conta disso olha para as outras pessoas com um certo receio, uma vez que disputam o mesmo cargo e aí me questiono: qual o interesse em ajudar uns aos outros? Como será a avaliação do processo? Dará mais valor ao que conseguiu ajuda e terminou a tarefa, mostrando suas qualidades, ou valorizará aquele que se sacrificou em nome do colega? Vá saber...
O que sei é que as pessoas que lá estavam interpretaram personagens..... tenho lá minhas dúvidas sobre a sinceridade das pessoas, colocadas umas contra as outras e com um avaliador olhando.... na moral, uma espécie de BBB.
Não sei.... relendo o que escrevi parece que soa um pouco capitalista demais....somos animais numa jaula disputando o emprego.... ou qualquer outra coisa.... será que perdi o romantismo? Aquela leveza ao olhar o mundo?

2 comentários:

Kamila Lima disse...

Achu que todos perdemos o romantimos,nessas horas só o olhar capitalista funciona infelizmente...afinal passou?sou ex aluna do CPII e aprendi que não adianta entender o porque das coisas lá dentro mas o importante é q dá certo hahahah!
bjos

Romanzeira disse...

Nunca gostei de dinâmicas de grupo e sempre me dou mal exatamente pelos motivos que vc evocou. Qual o critério de avaliação? Será que realmente esse tipo de procedimento funciona, uma vez que todos estão sob pressão? Todos querem o emprego e estão sendo observados por um avaliador da institiução, ora, é natural que alguns vistam uma mascara, outros se retraiam. Penso que dinâmicas de grupo mais escondem o bom ou mal profissionalismo, bem como o bom ou mal caráter, que revelam.

abraço,

viviane