segunda-feira, março 19, 2007

O homem perdido no espaço

Certa vez, numa viagem de metrô (o mais sem graça dos meios de transporte), avistei um cidadão com duas bússulas e .... para tudo! O que leva uma pessoa a usar duas B-Ú-S-S-U-L-A-S??? Daquele instante em diante, nada mais no mundo fez sentido naquela singela viagem, afonso peña-botafogo....
Parei e fiquei olhando para o sujeito, imaginando o que teria levado aquele cara a usar duas bussúlas..... e cá entre nós, sobre bússulas eu apenas sei que elas apontam o norte. Partindo disso, perguntei ao meu eu interior: - Será que o homem hoje está tão perdido que precisa de duas bússulas para se orientar? Que diabos teria levado o homem e ficar tão perdido? E mais! Será que as bússulas permitirão que este homem encontre o caminho certo? Sei não...
Bem, este cidadão entrou no vagão na estação da carioca, famosa por se encontrar no centro nevrálgico da cidade, onde tudo, ou quase tudo, acontece (ou pode acontecer). Será que ele é um advogado e precisa das bússulas para se localizar e se locomover dentro dos fóruns da vida? Ou ainda, será ele um office boy perdido entre tantas idas e vindas? Ou até um turista enganado, que adquiriu aquele instrumento como sendo um amuleto indígena contra ladrões e problemas em geral....( e olha que ele comprou dois!!).
A todo momento nos deparamos com decisões a tomar, rumos que com certeza nos influenciarão pelo resto de nossa existência... somos obrigados a tomar decisões o tempo todo, seja sobre nossas vidas, a vida dos outros... bem, e cada vez mais cedo temos que decidir sobre isso, o que faremos amanhã e ..... bem, acho que uma bússula não poderá nos ajudar nisso.
E continuo olhando o sujeito, em pé na minha frente, se apoiando naquelas barras presas ao teto e sigo pensando, quando sou interrompido: - Estação Botafogo, Botafogo Station, estação de integração para a Urca. Desembarque pelo lado direito. Bem o cara saiu na mesma estação que eu, para onde ele vai? Olha ele ali e.... e.... bem, perdi ele de vista!! Que falta me faz uma bússula!

3 comentários:

Anônimo disse...

vc se perguntando o que leva uma pessoa a carregar duas bússulas... ele, possivelmente, estava se perguntando: "Quem é este que fica me olhando esquisito?"

é tudo uma questão de ponto de vista : P

beeeijo lééo
otimo texto ( :

Mauro Amoroso disse...

Talvez a primeira bússola fosse pra ele te achar e entregar a outra... mas depois do Waters, ninguém precisa de bússola, pois fomos abençoados pela sabedoria do porco rosa. Valeu!

Spoony disse...

Ele tinha duas bússulas - já ultrapassadas - pra poder trocar por um único GPS, muito mais "muderno".
bjim!