domingo, março 04, 2007

As Fms

Muito já foi escrito sobre a função social do rádio, como instrumento integrador ou ainda de difusão de uma idéia, ideologia. O que poucos fizeram foi escrever sobre o papel do rádio na vida de uma pessoa apaixonada, esteja ela realizada ou não... e para ler as próximas linhas é necessário que o leitor já tenha passado por uma dor de cotovelo..... caso contrário abandone estas porcas linhas e vá para a varanda olhar para o céu....
Terminar um romance ou vivê-lo de maneira utópica (e utopia para mim éalgo que AINDA não aconteceu) nos enche de dúvidas sobre o proceder e este é o terreno fértil das fms.... que desfilam um manual de como se comportar num namoro ou o que fazer se ele (a) te abandonou. As músicas da rádio se transformam em fonte inspiradora para as ações do apaixonado. Quantas vezes ouvimos uma música e decidimos nos declarar, ou ainda, abandonar tudo e correr de braços abertos rumo ao desconhecido? Pena que este ímpeto termine junto com a música. Outra coisa muito comum é reconhecermos na música situações que aconteceram com a gente, traições, abandonos, esgotamento do sentimento... parece que o puto do cantor está te dando um esporro, do tipo: - Por que diabos você agiu assim?? Hein? Tá maluco!
As Fms massacram o coração do apaixonado, ainda mais se ele não está junto ao ser amado. Poderia neste final (esta foi curtinha né?) citar várias músicas ou trechos para ilustrar tudo isso, pois a mpb é repletade exemplos de amores realizados e mais ainda de amores perdidos, mas volto ao ponto das decisões apaixonadas, e sempre pensamos se fizemos ocerto ou não... quanto a isto, recorro finalmente a uma música na voz de Amarante... “O tempo vai dizer lento o que virá, e se chover demais?”.

3 comentários:

Anônimo disse...

E se chover demais? Cê entra no carro e sintoniza Antena 1, com um pouco de sorte você pode cair no horário Love Songs... Só cuidado, muito tempo utopiando lá dentro pode arriar a bateria, e você amolecido pelas canções pode acabar dando em cima do cara que vier dar a chupeta...

Anônimo disse...

fechou com chave de ouro! gostei!

peka disse...

Tenho uma música pra cada parte da vida... Entre as poucas coisas que sou apaixonada afirmo que a música é uma delas.

Minha Música
Adriana Calcanhoto

Minha música não quer ser útil
Não quer ser moda
Não quer estar certa
Minha música não quer ser bela
Não quer ser má
Minha música não quer nascer pronta
Minha música não quer redimir mágoas
Nem dividir águas
Não quer traduzir
Não quer protestar
Minha música não quer me pertencer
Não quer ser sucesso
Não quer ser reflexo
Não quer revelar nada
Minha música não quer ser sujeito
Não quer ser história
Não quer ser resposta
Não quer perguntar
Minha música quer estar além do gosto
Não quer ter rosto, não quer ser cultura
Minha música quer ser de categoria nenhuma
Minha música quer só ser música:
Minha música não quer pouco.